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Beleza que vem de dentro: o novo foco da indústria alimentícia

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A indústria da beleza está ganhando um novo aliado: a nutrição. Embora ainda pouco explorado no Brasil, essa tendência tem ganhado espaço aos poucos – ano passado, por exemplo, a Nestlé lançou o suplemento Nutren, a base de colágeno, com foco específico no mercado feminino.

Por incrível que pareça, os dois maiores mercados de nutricosméticos do mundo são a Ásia e o Brasil –tem visto o crescimento dessa tendência sobretudo por causa do envelhecimento. Mulheres entre 30 e 60 anos estão cientes da importância da nutrição para o bem-estar em geral e para a pele. Além dessa categoria, os jovens Millenials (de 18 a 25 anos) estão preocupados com o impacto ambiental e estão familiarizados com os benefícios dos ingredientes naturais e nutricosméticos.

Veja quais são as principais tendências de ativos de beleza:

Colágeno é cobiçado em todo o mundo

Colágeno é definitivamente na tendência em alimentos de beleza. De acordo com as estatísticas do Innova Market Insights, houve um crescimento global constante em alimentos e bebidas com colágeno na taxa de 33% ao ano.

No mercado brasileiro já é possível encontrar vários tipos de colágeno em pó para ser misturado à bebidas e a tendência é que o colágeno seja usado também em gomas e geleias, e confeitos funcionais –que também já são fabricados no Brasil.

Astaxantina

A astaxantina é um pigmento carotenóide que ocorre em trutas, microalgas, leveduras e camarões, entre outras criaturas marinhas. É mais comumente encontrado no salmão do Pacífico e é o que dá ao peixe sua cor rosada. Na Ásia, a astaxantina tem sido muito usada em cosméticos para cuidados com a pele devido às suas características funcionais, mas além da aplicação tópica, também tem sido utilizada em suplementos orais.

Estudos mostram a capacidade da astaxantina de melhorar a hidratação e a elasticidade da pele, e diminuir a aparência de linhas finas e manchas senis”, diz Dembovsky, acrescentando que a FujiFilm Japan desenvolveu uma linha bem conhecida de produtos para anti-envelhecimento, cuidados com a pele e cosméticos. aplicações dentro e fora ‘chamado AstaLift baseado em astaxantina natural AstaPure.

Estudos in vitro demonstraram que a astaxantina melhora a função das mitocôndrias e tem bons efeitos protetores nos fibroblastos humanos. Dessa forma, ele pode proteger as células da pele dos radicais livres e preservar a camada de colágeno, que resulta na aparência suave e jovem da pele. Os resultados indicam que a astaxantina tem efeitos antirrugas promissores e que pode ser útil na redução do processo de envelhecimento da pele.

Algumas empresas tem produzido chocolates funcionais com astaxantina – o cacau também é um poderoso antioxidante, que beneficia a saúde da pele e a aparência geral.

Resveratrol

O resveratrol é um polifenol encontrado em plantas, amendoim, uvas entre outros vegetais. Existem estudos apontando que esse ativo pode produzir um impacto positivo no coração, ossos e cérebro.

As pesquisas indicam que não são apenas as poderosas propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes do resveratrol que afetam a juventude da pele, mas também a ação do resveratrol na mitocôndria a nível celular [que ajuda] a rejuvenescer a pele. Os resultados dos testes clínicos sugerem que o resveratrol pode diminuir as rugas, a pigmentação e o estresse oxidativo, além de aumentar os níveis de hidratação e a elasticidade da pele.

Desenvolvimento taylor-made

A Pronutrition é uma empresa nacional que trabalha na criação e desenvolvimento de novos produtos para o mercado alimentício e nutricosmético. A partir de sua metodologia única, e do foco em Pesquisa e Desenvolvimento (já que a empresa conta com um centro de P&D e equipe altamente), a planta da Pronutrition está preparada para receber projetos de qualquer tamanho e volume.

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