Login

Register

Login

Register

Mercado brasileiro de probióticos é o que mais cresce no mundo

Mercado Probiótico

Uma pesquisa divulgada ano passado, e realizada pela Ganeden, uma empresa que desenvolve produtos baseados em probióticos, revelou que a América Latina é a região com maior consumo de produtos com probióticos no mundo – o Brasil representa 52% do mercado latino-americano, seguido do México, que detém 28% desse mercado.

O Brasil não é somente o maior mercado, como é também o que cresce mais rápido. Estudos preveem que a sua taxa de crescimento anual composta (CAGR) seja de cerca de 11% até 2022. Os dois maiores segmentos são suplementos dietéticos e alimentos e bebidas funcionais. O mercado global de probióticos está projetado para crescer para US $ 64 bilhões a um CAGR de 7,0% até 2022.

De acordo com o relatório, tem crescido o nível de conscientização desses consumidores na América Latina, bem como a inovação e a disponibilidade de produtos em toda a região.

Ainda segundo o estudo, embora a América Latina tenha muitas oportunidades, existem também desafios. Um deles é formular produtos com respaldo científico, e que transmitam facilmente uma história orientada para os benefícios que os consumidores podem entender e confiar.

Probióticos: a favor da saúde

Cada um de nós tem trilhões de células bacterianas vivendo dentro e em nosso corpo, um ecossistema que é coletivamente chamado de nosso microbioma. Acredita-se anteriormente que essas células microbianas superam em número as nossas próprias células humanas em 10 para 1 (algumas estimativas até fixaram a proporção em 100 para 1), mas os estudos mais recentes dizem que a contagem está mais próxima de 1:1.

O microbioma, que está localizado principalmente no intestino, é tão único quanto a impressão digital, e é composto de bactérias boas e ruins. Essas populações de bactérias estão em constante fluxo, e são afetadas por diversos fatores, desde a digestão, passando por uma resposta imunológica e até mesmo o humor. E é por isso que a manutenção de um bioma equilibrado é tão importante.

Basicamente, os probióticos são bactérias benéficas que auxiliam na manutenção da saúde e também na imunidade. Inúmeras pesquisas globais têm apontado que o efeito dos probióticos é mais amplo do que se imagina –e ainda não é totalmente compreendido. Os pesquisadores acreditam que esses componentes            afetam uma ampla gama de processos fisiológicos.

Especialistas em gastroenterologia têm recomendado a utilização de probióticos, por exemplo, para auxiliar no tratamento de doenças que desafiam a medicina convencional, como a síndrome do intestino irritável. Desde a década de 90, estudos indicam que a terapia probiótica pode ajudar a tratar vários problemas gastrointestinais, retardar o desenvolvimento de alergias em crianças e tratar e prevenir infecções vaginais e urinárias em mulheres.

O surgimento dos pós-bióticos

Além dos probióticos e dos prebióticos (falamos sobre ele aqui), existem também os pós-bióticos, um microbioma relativamente novo. Como o nome sugere, são os subprodutos metabólicos criados pelas bactérias benéficas através de um processo de fermentação no intestino quando os prebióticos alimentam os probióticos. Em termos básicos, quando os probióticos digerem os prebióticos, os pós-bióticos são produzidos. Os cientistas estão reconhecendo que eles também têm benefícios próprios para a saúde.

Estudos iniciais sugerem que os pós-bióticos podem ter propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes que ajudam a proteger, restaurar e apoiar a saúde intestinal e alguns processos fisiológicos, como o combate a infecções, o ganho de peso e o nível de açúcar no sangue.

Desenvolvimento de novos produtos

Com tantas oportunidades no mercado, as empresas têm buscado parceiros que possam contribuir para o desenvolvimento de novos produtos funcionais –que podem contar com probióticos, prebióticos ou pós-bióticos. A Pronutrition está preparada para fazer todo o trabalho estratégico de Pesquisa e Desenvolvimento para encontrar o melhor ingrediente para o seu produto funcional, aliado a sabores únicos no mercado brasileiro. Conheça nossa operação de negócios voltados para desenvolvimento de produtos clicando aqui.

Related Posts

Deixar um comentário