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Empreender e investir para um mercado efervescente: as perspectivas de 2020 para os suplementos alimentares e produtos funcionais

Funcionais

Ao longo dos últimos anos, o mercado de suplementos alimentares e produtos funcionais vem crescendo forte e consistentemente. Os dados mais recentes mostram a tendência de continuidade e esta perspectiva de crescimento chama a atenção de empresários e investidores. Quem ganha com isso? Todos! Quem produz, quem revende e quem, por fim, consome.

Cada vez mais pessoas têm se preocupado com a saúde física e mental. Porém, as exigências de rotinas cada vez mais complexas afastam o consumidor da fração de tempo necessária para cultivar práticas mais saudáveis. Aqui entram os suplementos alimentares, as bebidas e os alimentos funcionais como alternativa conciliadora entre o desejo de uma vida mais saudável e o ritmo frenético da sociedade moderna.

Na tendência de crescimento do mercado, o binômio praticidade/resultado é o divisor de águas entre produtos com boa perspectiva de desempenho e aqueles que se limitarão a acumular pó em prateleiras recheadas de opções medianas, muitas delas, diga-se de passagem, na categoria “mais do mesmo”.

Não são só jovens adultos que estão na mira das empresas de suplementação alimentar, afinal, já se foi a época em que suplementos eram dirigidos para esportistas e fisiculturistas. Idosos, gestantes, alérgicos, portadores de necessidades especiais e muitos outros grupos cujas demandas por produtos funcionais é parte de uma realidade diária já tem seu nicho em franco desenvolvimento, com opções cada vez mais qualificadas.

Mesmo a fase do culto ao corpo perfeito está em declínio. A auto-aceitação de uma massa cada vez maior de pessoas que valorizam a saúde e o bem-estar como algo mais importante que a estética isolada tem feito o mercado repensar seus modelos de comunicação. O apelo da “blogueira fitness” tem tido menos efeito do que os argumentos do especialista em nutrição.

Oportunidades de negócio

Para aqueles que têm a alma empreendedora, iniciar negócios orientados para esta tendência pode ser uma excelente escolha, mas sempre com o ambiente online como um de seus principais aliados. Lojas físicas têm perdido a batalha no quesito preços, apesar de sua possibilidade de oferecer orientação e conhecimento dedicado a cada consumidor individualmente. A opção por um caminho 100% digital, fundamentado por um e-commerce e canais de comunicação online, precisa valorizar a experiência do cliente nos critérios de acessibilidade, preço competitivo, entrega rápida e pós-venda eficiente. Já os empreendimentos físicos precisam cultivar relacionamentos de fidelidade, conveniência, informação qualificada ao consumidor e marketing voraz integrando os meios on e offline.

Outro aliado fundamental é o produtor. A possibilidade de ter sua própria linha de produtos personalizada, carregando os valores da sua marca para um mercado carente de atenção é uma das principais alternativas para explorar margens mais atrativas. Não é raro encontrar personal trainers, nutricionistas, médicos, redes de academias ou lojas do setor que se movimentam no sentido de contar com produtores terceirizados e altamente qualificados, cujo objetivo é entregar soluções full service, permitindo que o esforço de vendas seja a única preocupação para viabilizar negócios de sucesso entre aqueles que já conversam com o público e precisavam “apenas” de produtos diferenciados e de alta qualidade.

Explorando a cadeia de consumo

Seja por meio de redes sociais ou no contato direto com clientes e pacientes, os “empreendedores do bem-estar” aprenderam que o caminho da parceria de desenvolvimento de produtos de marca própria garante ganhos maiores do que aqueles provenientes de sua atividade principal.

2020 deve consolidar esta tendência de mercado, movimentando todo um setor da economia na direção da especialidade. Influenciadores digitais poderão provar o valor de suas recomendações entregando ao público a possibilidade de adquirir produtos desenvolvidos sob sua curadoria, com sua marca. Profissionais da saúde terão a chance de oferecer tratamentos melhor estruturados ao combinar seu conhecimento com produtos cuja formulação tem suas contribuições diretas.

Para a Pronutrition, isso já é uma realidade. Analisar tendências e preparar-se para abraçar oportunidades reais são fundamentos da inovação que a marca tanto valoriza. 2020 pode ser o ano de uma nova parceria entre nós e o seu negócio. Que tal conversar sobre isso?

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